Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Índia e Paquistão fecham cidades por causa de nuvem tóxica

10 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Uma poluição cinzenta tóxica que afeta o sul da Ásia adoeceu dezenas de milhares e forçou autoridades a fechar escolas, mercados e parques como forma de evitar mais danos à saúde. Há dias, Lahore, no Paquistão, e Nova Délhi, na Índia, revezam o título de cidades mais poluídas do planeta.

Na quinta-feira (9), Lahore, que é considerada capital cultural do Paquistão, anunciou o fechamento, até segunda-feira, de escolas e empresas. Os médicos aconselharam as pessoas a usar máscaras e ficar em casa. Moradores relataram tosse e problemas respiratórios.

Da mesma forma, também na quinta-feira, Nova Délhi, capital da Índia, registrou um nível de poluição mais de 30 vezes superior ao limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Especialistas dizem que a queima de resíduos agrícolas na colheita de arroz é uma das principais causas da poluição.

A piora da qualidade do ar ocorre todos os anos nesta época devido a uma série de fatores, incluindo a queima de restolho nos estados vizinhos de Nova Délhi. Uma prática que tem sido denunciada pelas autoridades do vizinho Paquistão como responsável por grande parte do aumento da poluição. (Estadão Conteúdo, com Agências Internacionais)