Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Evacuação de feridos para Egito é retomada

09 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Casal filipino-palestino conseguiu deixar a Faixa de Gaza
Casal filipino-palestino conseguiu deixar a Faixa de Gaza (Crédito: AFP)

 

O posto de fronteira de Rafah reabriu ontem (9) para facilitar a evacuação ao Egito de feridos e pessoas com passaporte estrangeiro bloqueados na Faixa de Gaza, bombardeada por Israel desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, informou um funcionário palestino.

“A passagem de Rafah foi reaberta para transferir os feridos, os titulares de passaporte estrangeiro e permitir que os caminhões de ajuda entrem” em Gaza, indicou à AFP um funcionário da administração dos pontos de passagem.

As evacuações começaram em 1º de novembro, mas foram suspensas, pela segunda vez, na quarta-feira (8) porque Israel se recusou a aprovar a lista de feridos que deveriam ser transferidos, e que os comandantes do Hamas haviam enviado ao Egito.

Em 3 e 4 de novembro, o posto de fronteira já havia sido fechado pelas mesmas razões.

A circulação foi retomada ontem, quando homens, mulheres e crianças saíram a pé da Faixa de Gaza, carregando poucos bens pessoais, através da passagem de Rafah. Os serviços médicos também atenderam feridos.

Desde 1º de novembro, centenas de pessoas foram evacuadas por Rafah, segundo números de diferentes países que tentam tirar seus cidadãos do território palestino.

O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, voltou a conversar ontem com o governo israelense para tentar liberar a passagem dos brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

O governo do Brasil tenta trazer de lá 34 brasileiros e familiares que pediram para ser repatriados. Para isso, precisa haver um acordo com os governos israelense e egípcio. (AFP e Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos