Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Israel quer assumir Gaza por período indefinido

07 de Novembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O exército israelense já opera na Cidade de Gaza
O exército israelense já opera na Cidade de Gaza (Crédito: AFP PHOTO / ISRAELI DEFENCE FORCES)

Israel terá de supervisionar a segurança da Faixa de Gaza “por um período indefinido” quando a guerra com o Hamas terminar, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em uma entrevista à rede de televisão americana ABC News que foi ao ar no fim da noite de segunda-feira (6).

Perguntado sobre quem deveria governar Gaza quando a guerra terminar, Netanyahu respondeu que achava que Israel “teria a responsabilidade geral pela segurança” do território indefinidamente.

“Já vimos o que acontece quando não temos essa responsabilidade: a erupção do terror do Hamas em uma escala que não poderíamos imaginar”, disse o primeiro-ministro a David Muir, da ABC.

Israel afirmou que seu objetivo na guerra é destruir o grupo terrorista Hamas, que governa Gaza, e “despojá-lo de suas capacidades militares” em resposta aos atentados de 7 de outubro que o grupo realizou no sul de Israel.

As autoridades israelenses têm sido menos claras sobre quem deve tomar o lugar do Hamas no governo de Gaza, e os comentários de Netanyahu parecem indicar que Israel está se preparando para desempenhar pelo menos algum papel no controle do território por um tempo após o fim dos combates. Netanyahu não entrou em detalhes na entrevista à ABC sobre o que a “responsabilidade geral pela segurança” de Gaza implicaria.

Israel anunciou ontem (7) que seus soldados já estão operando na Cidade de Gaza, principal localidade da Faixa, e condicionou qualquer cessar-fogo no território palestino à libertação dos reféns capturados durante o ataque sangrento realizado pelo Hamas há exatamente um mês. “Estamos no centro da Cidade de Gaza”, declarou o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, em coletiva de imprensa. (AFP)