Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conflito em Gaza

Brasileiros chegam ao sul de Gaza e aguardam travessia para Egito

A segunda etapa da operação é a passagem para o Egito por Rafah

14 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

Dezesseis brasileiros chegaram ontem (14) à cidade de Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza. O grupo estava em uma escola católica na região da Cidade de Gaza, aguardando o início da operação de repatriação. A travessia chegou a ser suspensa pelo Itamaraty por motivos de segurança, mas o agravamento da situação do conflito fez com que o transporte ocorresse em caráter emergencial.

A segunda etapa da operação é a passagem para o Egito por Rafah. De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, ainda não há data prevista para essa travessia. De Rafah, 22 brasileiros irão para um aeroporto onde serão resgatados por um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Do total de 22 pessoas que desejam sair da Faixa de Gaza, 14 são crianças, 8 são mulheres e 6 são homens adultos.

Segundo Alessandro Candeas, a situação é cada vez mais tensa. Ele chegou a receber informações de que um prédio vizinho à escola que abrigava brasileiros seria bombardeado. “A decisão foi retirar o nosso pessoal da escola e como havíamos pensado, colocá-los nessa cidade, que se chama Khan Younes”, disse o embaixador.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou ontem por telefone com o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para solicitar apoio à retirada dos 22 brasileiros. (Agência Brasil e Estadão Conteúdo)