Internacional
Na Índia, Lula se reúne com 4 líderes
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem quatro reuniões bilaterais com chefes de Estado e de governo já confirmadas às margens da reunião de Cúpula do G20, grupo que reúne as 20 maiores economias do globo, que ocorre neste fim de semana em Nova Délhi, na Índia. Os encontros serão com os líderes da Turquia, Arábia Saudita, França e Holanda. Há possibilidade de que mais dois encontros sejam agendados.
O presidente brasileiro chegou ontem a Nova Délhi, que está 8h45 à frente do horário de Brasília. A agenda oficial se inicia hoje com uma recepção do primeiro-ministro anfitrião, Modi Narendra, no centro de convenções Bharat Mandapam, às 10h20 locais.
Às 10h30 dá-se a abertura da Cúpula do G20, com a Sessão I, intitulada “Uma Terra”. Nesta sessão, todos os líderes terão três minutos para falar, cada um. Das 13h30 às 15h, há um intervalo. É nesta janela que Lula deve se reunir com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Às 14h20, é a vez da reunião bilateral com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do Reino da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman.
O término da cúpula está previsto para amanhã, às 12h30, quando Modi e Lula devem discursar e o brasileiro receber o bastão da presidência do G20, de forma simbólica.
O encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, será na manhã deste domingo (10). Às 14h30, já no hotel Taj Palace, haverá a quarta bilateral confirmada até o momento, com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte. (Estadão Conteúdo)