Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Furacão Idalia deixa 2 mortos na Flórida

30 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A explosão de um transformador incendiou casas em Hudson
A explosão de um transformador incendiou casas em Hudson (Crédito: MIGUEL J. RODRIGUEZ CARRILLO / AFP)

 

O Idalia tocou ontem a costa dos EUA como um furacão de categoria 3, com ventos de até 215 km/h, matando duas pessoas na Flórida, deixando mais de 470 mil moradores sem energia elétrica e provocando inundações. As duas mortes foram de motoristas que foram surpreendidos e sofreram acidentes no meio da tempestade.

Os furacões são medidos em cinco categorias, sendo a 5 a mais forte. Uma tempestade de categoria 3 é a primeira na escala considerada “grande”. Segundo o Centro Nacional de Furacões, uma tempestade de categoria 4 traz “danos catastróficos”.

Os Estados da Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte também foram atingidos. Autoridades estaduais emitiram alertas de emergência. Deanne Criswell, diretora da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), disse que os efeitos da tempestade serão sentidos até o fim de semana.

O governador da Flórida e pré-candidato presidencial republicano, Ron DeSantis, prometeu enviar equipes de resgate após a tempestade e decretou estado de emergência no Estado. Ele afirmou que o Idalia deve ser o furacão mais forte a atingir a região em mais de um século. (Estadão Conteúdo)