Internacional
Diretor de museu renuncia após roubos
O diretor do British Museum, Hartwig Fischer, anunciou ontem (25) a sua renúncia com efeitos imediatos, após a revelação de uma série de roubos das suas coleções ao longo dos anos, que evidenciaram as falhas do sistema de segurança da prestigiada instituição londrina.
“A responsabilidade por estas falhas cabe, em última instância, ao seu diretor”, explicou Fischer, acrescentando que o museu “não respondeu com o rigor necessário” aos avisos recebidos há dois anos.
O museu, localizado no centro de Londres, é conhecido mundialmente por incluir em seu acervo peças como a Pedra de Roseta (fragmento de uma estela egípcia que permitiu decifrar hieróglifos no início do século 19) e os Mármores do Parthenon.
Na semana passada, o Museu Britânico anunciou que demitiu um dos seus funcionários, suspeito de ser responsável pelos roubos, e alertou a polícia sobre objetos “roubados ou danificados”. As peças que faltam incluem joias de ouro, pedras semipreciosas e cristais de coleções que vão do século 15 a.C. ao século 19 d.C. (AFP)