Internacional
Rússia: nave espacial não tripulada enviada à Lua bate e não consegue pousar
Sonda deveria pousar em 21 de agosto, mas a nave enfrentou uma "situação anormal" durante uma manobra para entrar em uma órbita pré-pouso
A espaçonave não tripulada enviada à Lua pela Rússia neste sábado (19), caiu enquanto tentava pousar no polo sul inexplorado do satélite natural, disseram autoridades russas na manhã deste domingo.
A Rússia estava competindo com a Índia para se tornar a primeira nação a pousar um rover, chamado de Luna-25, na área da Lua que os cientistas acreditam poder conter água e outros elementos que poderiam sustentar um assentamento humano no futuro.
A sonda deveria pousar em 21 de agosto, mas, no sábado, a agência de notícias estatal russa TASS informou que o Luna-25 enfrentou uma "situação anormal" durante uma manobra para entrar em uma órbita pré-pouso e perdeu contato com a base.
"A espaçonave Luna-25 mudou para uma órbita fora do projeto e deixou de existir como resultado de uma colisão com a superfície da Lua", disse a agência espacial russa Roscosmos à TASS. (Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires)