Ameaça
China inicia manobras ao redor de Taiwan
A China considera Taiwan como parte de seu território e nos últimos anos aumentou a pressão militar
A China iniciou manobras militares ao redor de Taiwan, a título de “advertência séria”, após expressar descontentamento com a visita aos Estados Unidos do vice-presidente do governo da ilha, William Lai.
Lai é o favorito para as eleições presidenciais do ano que vem e fervoroso opositor às pretensões de Pequim sobre a ilha. As manobras acontecem após sua viagem ao Paraguai, um dos últimos aliados oficiais da ilha, durante a qual ele fez escalas em Nova York e San Francisco.
O governo da China, que se opõe aos contatos internacionais dos dirigentes taiwaneses, havia advertido que tomaria “medidas firmes e contundentes para salvaguardar a soberania nacional”.
O governo de Taiwan disse ter detectado 42 incursões de aeronaves militares chinesas em sua zona de defesa aérea, acrescentando que oito navios chineses também participaram das manobras.
O Ministério da Defesa de Taiwan condenou veementemente o que chamou de “comportamento irracional e provocativo” e anunciou o envio de “forças apropriadas” para proteger a “liberdade, democracia e soberania” na ilha. Os Estados Unidos afirmaram que “acompanham as manobras de perto”.
A China considera Taiwan como parte de seu território e nos últimos anos aumentou a pressão militar, diplomática e econômica sobre a ilha. (AFP)