Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conflito

Zelensky visita rei da Suécia e Rússia lança míssil em teatro

O presidente ucraniano também se reuniu com o rei da Suécia, Carlos Gustavo, e a rainha Silvia em um palácio da região

19 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente ucraniano esteve com o rei Carlos Gustavo
Presidente ucraniano esteve com o rei Carlos Gustavo (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOV. DA UCRÂNIA / AFP (19/8/2023))

Enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou a Suécia pela primeira vez desde que o conflito direto com a Rússia começou, um míssil russo atacou neste sábado, 19, a cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, e deixou ao menos cinco mortos e 37 feridos.

O ataque ocorreu no teatro de Chernihiv. Entre os 37 feridos, 11 são crianças, afirmou Ihor Klymenko, ministro do Interior da Ucrânia, em seu canal no Telegram. Segundo o governo da Suécia, Zelensky se encontrou com autoridades do país em Harpsund, cerca de 120 quilômetros a oeste de Estocolmo.

O presidente ucraniano também se reuniu com o rei da Suécia, Carlos Gustavo, e a rainha Silvia em um palácio da região.

O bombardeio em Chernihiv ocorreu depois que Putin se reuniu com os comandantes do Exército em Rostov-on-Don, perto da fronteira ucraniana, informou o Kremlin.

A agência RIA Novosti publicou um vídeo do presidente russo, vestido de terno, saindo de um veículo no escuro e sendo recebido com um aperto de mãos pelo chefe do Estado-Maior, Valeri Gerasimov, em traje militar.

Rostov-on-Don, centro operacional da ofensiva russa na Ucrânia, foi palco de uma rebelião do grupo mercenário Wagner no final de junho, que assumiu brevemente o quartel-general da cidade. Os deslocamentos de Putin nos arredores do front são pouco comuns. (Estadão Conteúdo e AFP)