Internacional
EUA, Japão e Coreia fortalecem alianças
Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul se comprometeram a fortalecer a região do Indo-Pacífico, apontando preocupações com a presença marítima militar da China, e a reduzir dependência energética da Rússia. As declarações constam em comunicado trilateral conjunto, lançado ontem (18) à tarde, após reunião entre o presidente americano Joe Biden, o presidente sul coreano Yoon Suk-yeol e o premiê japonês Fumio Kishida, em Camp David, quando os líderes concederam entrevista coletiva.
Em nota, eles criticam a postura “agressiva e perigosa” do governo chinês em atividades no Mar do Sul da China classificadas por eles como ilegais, como militarização, uso perigoso da guarda costeira e navios de milícia marítima, além de pescas não reguladas.
Os três países também reafirmaram seu comprometimento com a eliminação completa do programa nuclear da Coreia do Norte, de acordo com resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), e demonstraram preocupações com atividades cibernéticas do país. (Estadão Conteúdo)