Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Ucrânia ataca com drones navio russo em porto no mar Negro

04 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Depois de atingido, navio precisou ser rebocado
Depois de atingido, navio precisou ser rebocado (Crédito: @SPRINTER99800/TWITTER)

A Ucrânia lançou um ataque de drone ‘bem-sucedido‘ contra um navio russo na base naval de Novorossiysk, no Mar Negro, informou uma fonte de segurança ucraniana nesta sexta-feira, 4, embora a Rússia tenha dito que conseguiu repelir essa ação e outra similar na península anexada da Crimeia.

As operações militares de ambos os lados no Mar Negro aumentaram desde que a Rússia se retirou, em julho, de um acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos por essa via marítima.

O vídeo obtido pela AFP mostra um drone naval se aproximando de um navio de guerra até a transmissão ser interrompida pouco antes do eventual impacto. Uma fonte dos serviços de segurança ucranianos (SBU) confirmou a autenticidade das imagens. Outra fonte de segurança ucraniana disse que o ataque contra o navio de desembarque russo ‘Olenegorski Gornyak‘ em Novorossiysk, foi ‘bem-sucedido‘.

A Rússia afirmou que as Forças Armadas ucranianas tentaram atacar a base naval de Novorossiysk, com a ajuda de dois navios não tripulados, os quais foram ‘detectados e destruídos‘.

A frota russa no Mar Negro foi atacada em várias ocasiões desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, e esses ataques se intensificaram nas últimas semanas.

Novorossiysk é um importante porto petroleiro, que abriga o terminal de um oleoduto de 1.500 km de extensão do oeste do Cazaquistão e das regiões russas ao norte do Mar Cáspio.

Citado pela imprensa russa, o Consórcio do Duto do Cáspio, que administra a infraestrutura, garantiu que esta não foi danificada e que o petróleo continua transitando para os navios atracados no porto. (AFP)