Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Baleia extinta pode ser espécie mais pesada que já existiu

02 de Agosto de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Ilustração tenta desvendar aparência da ‘baleia colossal do Peru‘
Ilustração tenta desvendar aparência da ‘baleia colossal do Peru‘ (Crédito: ALBERTO GENNARI/NATURE PUBLISHING GROUP/AFP)

Uma baleia recém-descoberta, que viveu há quase 40 milhões de anos, pode ser o animal mais pesado que já existiu, com base em um esqueleto parcial encontrado no Peru, disseram cientistas nesta quarta-feira, 2.

A baleia azul moderna é, há muito tempo, considerada o maior e mais pesado animal da história, superando todos os dinossauros gigantes do passado. Mas o Perucetus colossus - a ‘baleia colossal do Peru‘ - pode ter sido ainda mais pesado, de acordo com um estudo publicado na revista Nature.

Com base em alguns ossos maciços encontrados no deserto peruano, uma equipe internacional de pesquisadores estimou que o animal tinha uma massa corporal média de 180 toneladas.

Esse peso seria insuficiente para destronar o título ostentado pela maior baleia azul já registrada, de 190 toneladas, segundo o Livro Guinness dos Recordes. Mas os pesquisadores estimaram que a faixa de peso da antiga baleia estava entre 85 e 340 toneladas, o que significa que pode ser significativamente maior.

Os pesquisadores foram cautelosos em não declarar que a antiga baleia havia quebrado o recorde, mas também ‘não havia razão para pensar que este espécime era o maior de seu tipo‘, observou Eli Amson, coautor do estudo.

‘Acho que há uma boa chance de que alguns dos indivíduos tenham quebrado o recorde - mas a mensagem para levar para casa é que estamos na categoria da baleia azul‘, disse Amson, que é paleontólogo no Museu Estadual de História Natural de Stuttgart, na Alemanha.

Reescrevendo a história dos cetáceos

O primeiro fóssil da baleia ancestral foi descoberto em 2010 por Mario Urbina, um paleontólogo que passou décadas pesquisando o deserto na costa sul do Peru. Mas o que ele encontrou ‘parecia mais uma rocha‘ do que um fóssil, comentou Amson.

Ao todo, 13 vértebras gigantescas - uma das quais pesando quase 200 quilos - foram encontradas no local, além de quatro costelas e um osso do quadril. Os fósseis estão expostos no Museu de História Natural de Lima. (AFP)