Internacional
Jornada Mundial da Juventude começa em Lisboa
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior encontro católico do mundo, começou oficialmente nesta terça-feira, 1, em Lisboa, um dia antes da chegada a Portugal do papa Francisco, que, aos 86 anos e com a saúde frágil, deve se reunir com mais de um milhão de fiéis nos próximos dias.
Franscisco deve desembarcar hoje, 2, na capital portuguesa. O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, ficou responsável por presidir a missa de abertura da JMJ em um grande parque no centro da cidade.
As autoridades locais calculam a presença de quase 300 mil fiéis neste primeiro encontro, mas o público deve alcançar um milhão de peregrinos na missa final, que será celebrada pelo papa no domingo, 6.
Hoje, o papa fará o primeiro discurso diante das autoridades portuguesas e do corpo diplomático. Amanhã e na sexta-feira, Francisco se reunirá com grupos de jovens e voluntários.
O pontífice deve passar a manhã de sábado no célebre santuário de Fátima, que fica 130 km ao norte de Lisboa e que ele visitou em 2017, e participará em uma grande vigília em um parque da capital antes de presidir a missa final de domingo. (AFP)