Internacional
Espanha extradita ex-chefe da Inteligência venezuelana
O ex-chefe de Inteligência Militar venezuelana, Hugo ‘Pollo‘ Carvajal, que foi muito próximo do presidente Hugo Chávez, saiu nesta quarta-feira, 19, da Espanha extraditado para os Estados Unidos, onde é acusado de tráfico de drogas, informaram sua advogada e fontes judiciais.
A extradição aconteceu um dia depois de a Audiência Nacional espanhola ter ordenado ‘a entrega imediata de Hugo Armando Carvajal Barrios às autoridades dos Estados Unidos‘, anunciou em comunicado.
A Audiência Nacional deu o sinal verde final depois que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (TEDH) rejeitou o último recurso de Carvajal, conhecido em seu país como ‘El Pollo‘, que pediu para evitar sua extradição, alegando que poderia ser condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos, sem possibilidade de recurso.
O TEDH afirmou sua convicção de que Carvajal será ‘julgado em um sistema judicial que respeita o Estado de Direito e os princípios de um julgamento justo‘ e que terá ‘plena oportunidade de organizar sua defesa com a ajuda de um advogado‘.
Carvajal é acusado pelos Estados Unidos de ter pertencido a um cartel junto com outras autoridades venezuelanas que traficavam drogas com a antiga guerrilha colombiana das Farc. Ele sempre negou essas acusações. (AFP)