Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Cidade da Ucrânia quer investir no turismo de guerra

27 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

A cidade de Sviatoguirsk, no leste da Ucrânia, planeja desenvolver o turismo de guerra para relembrar os combates que a devastaram e os três meses em que esteve sob ocupação russa até sua libertação em setembro.
Veículos blindados - carbonizados e enferrujados - continuam bloqueando as estradas, ninguém consertou as janelas, e não há água corrente.

Uma vida precária para os 900 habitantes que ainda vivem no lugar, um quinto do total anterior à guerra, quando o turismo explodia, graças aos seus pinhais nas margens do rio Severski Donets e ao mosteiro ortodoxo da Dormição.
Hoje, seu prefeito, Volodimir Ribalkin, diz que prevê um novo futuro para a cidade, voltado para o turismo de guerra. Ele foi nomeado pelo presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, depois que o ex-prefeito colaborou com os ocupantes russos entre junho e setembro de 2022.

Turismo histórico e militar

O prefeito garante que, em cinco anos, a cidade estará ‘cheia de turistas‘.

‘Vai ser mais um turismo histórico e militar, baseado nos acontecimentos que tiveram lugar aqui, e será depois da vitória‘ dos ucranianos, diz Ribalkin.

Enquanto isso, Svyatoghirsk está sem água corrente há mais de um ano, depois que tubulações e estações de tratamento foram destruídas.

Um contêiner marítimo foi dividido em cabines para chuveiros, banheiros e máquinas de lavar. Um fogão a lenha aquece a água. Os moradores podem acessar o chuveiro a cada duas semanas, mediante inscrição prévia. (AFP)