Internacional
Prefeito e ex-ministra buscam candidatura de oposição na Argentina
O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, e a ex-ministra de Segurança Pública, Patricia Bullrich, formalizaram nesta sexta-feira (23) suas pretensões de disputar a candidatura presidencial da coalizão opositora de centro-direita ‘Juntos por el Cambio‘ para as eleições de 22 de outubro, na Argentina.
‘Nós, argentinos, estamos cada vez mais próximos de fazer uma mudança em nossas vidas, a mudança definitiva. Isso é o importante, que se marque um ponto de inflexão‘, declarou Rodríguez Larreta em um evento em que apresentou seu companheiro de chapa, o governador de Jujuy, Gerardo Morales.
Pouco depois, foi a vez de Bullrich, que oficializou sua aspiração junto com o líder Luis Petri. ‘O compromisso desta chapa é uma mudança de base‘, garantiu.
A campanha eleitoral avança em um contexto de crise econômica, com altíssima inflação (114% interanual) e forte queda das reservas internacionais, que afeta negativamente a imagem do presidente peronista de centro-esquerda, Alberto Fernández.
Rodríguez Larreta, de 57 anos, e Bullrich, de 67, ambos do partido Propuesta Republicana do ex-presidente liberal Mauricio Macri (2015-2019), vão se enfrentar nas eleições primárias de 13 de agosto, quando serão escolhidos também os candidatos da governista ‘Unión por la Patria‘, da coalizão peronista de centro-esquerda Frente de Todos, e de outros grupos, tanto de esquerda quanto de extrema direita.
Duas lideranças governistas, o ministro do Interior, Eduardo ‘Wado‘ de Pedro e o embaixador no Brasil, Daniel Scioli, manifestaram sua intenção de buscar a candidatura à presidência pelo ‘Unión por la Patria‘, mas ainda não se sabe se juntos na mesma chapa ou não.
Fernández e sua vice-presidente, Cristina Kirchner, descartaram ser candidatos. O prazo de inscrição nas listas de postulantes às primárias se encerra hoje, à meia-noite. (AFP)
Galeria
Confira a galeria de fotos