Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Confirmadas as mortes dos cinco que estavam em submarino que visitava o Titanic

22 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Guarda Costeira não pode afirmar se corpos poderão ser resgatados
Guarda Costeira não pode afirmar se corpos poderão ser resgatados (Crédito: JOEL SAGET/AFP)

Após quatro dias de drama e incertezas, a busca chegou ao fim. As cinco pessoas que embarcaram no submersível Titan em uma viagem turística para visitar os destroços do Titanic foram declaradas mortas nesta quinta-feira, 22, depois que equipes de busca encontraram partes do submarino a 500 metros da proa do antigo transatlântico.
Segundo a Guarda Costeira americana, o Titan implodiu em virtude da ’catástrófica perda de pressão interna na cabine’. O submersível perdeu contato com o comando remoto em terra que o guiava na expedição rumo ao Titanic no domingo.

Morreram os bilionários Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation e Shahzada Dawood, paquistanês vice-presidente do conglomerado Engro, além de seu filho Suleman, todos passageiros da expedição. A tripulação composta pelo mergulhador francês Paul-Henry Nargeolet, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions são as outras vítimas.

Os passageiros pagaram US$ 250 mil cada um (R$ 1,2 milhão) pela expedição.

‘Os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica da embarcação‘, disse o almirante John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira americana em entrevista coletiva na quinta-feira. Questionado sobre as perspectivas de recuperação dos corpos das vítimas, o almirante Mauger disse não ter uma resposta. ‘Este é um ambiente incrivelmente implacável lá no fundo do mar‘, disse ele.

No início do dia, um veículo de controle remoto localizou detritos do submersível Titan, incluindo uma parte da cauda, no fundo do oceano, perto da carcaça do Titanic.

A Guarda Costeira e a OceanGate lamentaram a morte da tripulação e dos passageiros. ‘Em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos e de todo o comando unificado, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias‘, afirmou o almirante Mauger. ‘Estamos de luto pela morte da tripulação e dos passageiros‘, disse a OceanGate, empresa dona da embarcação, em nota. (Da Redação com informações AFP e Estadão Conteúdo)