Internacional
Homem fere 4 crianças em ataque com faca na França
Um refugiado sírio armado com uma faca espalhou o terror nesta quinta-feira (8) em um parque de Annecy, nos Alpes franceses. Seis pessoas ficaram feridas, incluindo quatro crianças pequenas. O homem foi preso pela polícia.
Este ‘ataque absolutamente covarde‘ e que deixou ‘várias crianças e um adulto entre a vida e a morte‘, nas palavras do presidente Emmanuel Macron, causou comoção na França e demonstrações de solidariedade na Europa.
O agressor, Abdalmasih H., era um refugiado sírio que obteve proteção na Suécia em 2013, onde viveu por dez anos. Ele se mudou para a França no fim de 2022, onde solicitou asilo em novembro, segundo várias fontes.
A Justiça abriu uma investigação por tentativas de assassinato, descartando por ora uma ‘motivação terrorista‘, disse a promotora de Annecy, Line Bonnet-Mathis, que também detalhou que o agressor não agiu sob efeitos de drogas ou álcool.
O ataque ocorreu por volta das 9h30 (4h30 no horário de Brasília), nos Jardins da Europa, um parque muito frequentado às margens do Lago Annecy.
Vestido de preto e com um lenço na cabeça, o agressor caminhou em direção aos carrinhos e atacou as crianças em uma área de recreação, de acordo com as imagens do drama. Testemunhas relataram que o agressor tentou fugir, ferindo um homem em seu caminho, antes de ser detido pela polícia, que atirou contra ele.
Seis pessoas ficaram feridas, entre elas as quatro crianças, que se encontram em estado crítico. Há também um adulto em estado grave, segundo a promotora de Annecy. Um dos menores tem nacionalidade holandesa, e outro, britânica. (AFP)