Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Irã anuncia míssil que dribla radares

06 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

O Irã apresentou ontem o que diz ser o primeiro míssil hipersônico fabricado no país, adicionando uma nova arma ao seu arsenal e mantendo elevadas as tensões com os EUA sobre o seu programa nuclear. Segundo o anúncio de Teerã, o míssil, batizado de Fattah (“Conquistador”, em farsi), é capaz de atingir Israel em 6 minutos. Ele tem um alcance de 1,4 mil quilômetros e pode voar a cerca de 15 mil km/h.

Os mísseis hipersônicos voam cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som. Segundo Teerã, sua velocidade e capacidade de manobra são capazes de driblar sistemas de defesa aérea. Além do Irã, apenas quatro países dizem possuir armas semelhantes.

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, participou da apresentação do míssil. Em novembro, o governo alegou que o equipamento estava em construção e teria capacidade de manobrar dentro e fora da atmosfera. “Ele pode contornar os sistemas de mísseis antibalísticos mais avançados dos EUA e do regime sionista, incluindo o Domo de Ferro de Israel”, afirmou Raisi à TV estatal iraniana.

Nenhum lançamento real do míssil foi descrito pelo governo do Irã, somente um teste do motor do armamento, segundo o general Amir Ali Hajizadeh, chefe do programa aeroespacial da Guarda Revolucionária. Esse teste envolve um motor de foguete sendo colocado em um suporte - ele é disparado para verificar suas habilidades. (Estadão Conteúdo)