Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Irã desafia Ocidente com míssil balístico e ‘caverna nuclear’

25 de Maio de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O míssil Kheibar pode atingir alvos a 2 mil quilômetros
O míssil Kheibar pode atingir alvos a 2 mil quilômetros (Crédito: AFP PHOTO / MINISTÉRIO IRANIANO DA DEFESA)

 

O Irã testou com sucesso ontem (25), um míssil balístico com alcance potencial de 2.000 km, informou a mídia estatal. Dois dias antes, o chefe das Forças Armadas de Israel levantou a perspectiva de “ação” contra Teerã por causa de seu programa nuclear.

Ainda nesta semana, a agência de notícias Associated Press revelou que o Irã está terminando de construir, debaixo de uma montanha no centro do país, uma instalação nuclear tão profunda que está além do alcance de qualquer arma ou bombardeio dos EUA projetados para destruir esses locais.

Segundo especialistas e imagens de satélite analisadas pela Associated Press, fotos e vídeos mostram que o Irã está cavando túneis na montanha perto da instalação nuclear de Natanz, que sofreu repetidos ataques e sabotagem em meio ao impasse de Teerã com o Ocidente sobre seu programa nuclear.

O Irã, que tem um dos maiores programas de mísseis do Oriente Médio, diz que suas armas são capazes de atingir as bases de Israel e dos Estados Unidos na região. Apesar da oposição dos EUA e da Europa, a República Islâmica disse que desenvolverá ainda mais seu programa de mísseis “defensivos”.

“Nossa mensagem para os inimigos do Irã é que defenderemos o país e suas conquistas. Nossa mensagem para nossos amigos é que queremos ajudar a estabilidade regional”, disse o ministro da Defesa iraniano, Mohammadreza Ashtiani.

A TV estatal transmitiu alguns segundos do que disse ser o lançamento de uma versão atualizada do míssil balístico iraniano Khoramshahr 4 com alcance de 2.000 km e capaz de carregar uma ogiva de 1.500 kg (3.300 libras).

Caverna nuclear

Perto de um pico das montanhas Zagros, no centro do Irã, trabalhadores estão construindo uma instalação nuclear tão profunda que está além do alcance de qualquer arma ou bombardeio dos EUA projetados para destruir esses locais, segundo especialistas e imagens de satélite analisadas pela Associated Press.

As fotos e vídeos do Planet Labs PBC mostram que o Irã está cavando túneis na montanha perto da instalação nuclear de Natanz, que sofreu repetidos ataques e sabotagem em meio ao impasse de Teerã com o Ocidente sobre seu programa nuclear. (Estadão Conteúdo)