Internacional
Canadá sofre com série de incêndios florestais que provocaram debandada
Cerca de 30 mil pessoas tiveram de deixar suas casas nos últimos três dias, enquanto mais de 100 incêndios se propagavam pela província de Alberta
O Canadá lutava ontem (8) para controlar incêndios florestais que obrigaram milhares de pessoas a fugir, paralisaram a produção de petróleo e ameaçavam destruir cidades. A província de Alberta pediu ajuda federal.
Cerca de 30 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nos últimos três dias, enquanto mais de 100 incêndios se propagavam pela província -- 29 deles considerados fora de controle. Funcionários federais da área de catástrofes e o Exército estavam de prontidão, enquanto a premier de Alberta, Danielle Smith, falaria por telefone com o premier do país, Justin Trudeau, para pedir ajuda formalmente.
Os bombeiros deram prioridade ao combate às chamas que ameaçam residências e lojas. Muitas estradas próximas à capital da província, Edmonton, estavam bloqueadas, enquanto abrigos temporários recebiam as pessoas evacuadas. Empresas petroleiras anunciaram a suspensão temporária de suas operações, reduzindo a produção em mais de 125 mil barris de petróleo diários.
Muitos moradores e petroleiros buscaram refúgio em trailers e se instalaram em estacionamentos vazios. Alguns estão na casa de amigos ou parentes. Dayton Valley, cidade de 7 mil habitantes, foi completamente abandonada. Não se sabe quando os moradores irão poder retornar. (AFP)