Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Casa Branca chama Google e Microsoft para falar sobre inteligência artificial

Governo americano anunciou um conjunto de iniciativas para diminuir os riscos do uso de produtos da IA, como o ChatGPT e o Bard

05 de Maio de 2023 às 14:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
Google demitiu engenheiro que disse que inteligência artificial era autoconsciente
Casa Branca chama Google e Microsoft para falar sobre inteligência artificial (Crédito: AFP)

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se reuniu com CEOs de diversas empresas de tecnologia como Google, Microsoft, OpenAI e Anthropic na quinta-feira (4) para discutir o uso da inteligência artificial e reforçar a necessidade da garantia de segurança para o público.

O governo americano anunciou na quinta-feira (4) um conjunto de iniciativas para diminuir os riscos do uso de produtos da inteligência artificial, como o ChatGPT e o Bard. O uso constante destas plataformas levou a diversos pedidos de uma regulamentação da nova tecnologia com o intuito de reforçar a segurança dos produtos para o público.

De acordo com a National Science Foundation, uma organização ligada à Casa Branca, o governo deve gastar US$ 140 milhões em sete centros de pesquisa que irão se dedicar de forma integral a pesquisas sobre IA.

Washington também apontou que diversas companhias do setor devem disponibilizar os seus produtos para uma analise no mês de agosto, durante uma conferência de segurança cibernética.

ChatGPT

O uso de inteligência artificial se tornou mais difundido este ano, principalmente por conta de aplicativos como o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, o que levou a diversas empresas correrem para lançarem produtos similares.

A popularidade da IA fez com que diversas questões fossem levantadas em relação ao uso seguro da tecnologia, além de dúvidas sobre o impacto do produto em diversos setores da sociedade. Os críticos dos produtos temem que os sistemas consigam ter autonomia para substituir pessoas em seus empregos, espalhar notícias falsas e tomar decisões que seriam discriminatórias.

No ano passado, a Casa Branca divulgou um projeto que abordava a necessidade de reforçar a segurança de plataformas de IA, além de estabelecer uma proteção dos dados de usuários. Em janeiro, o Departamento de Comércio também anunciou uma estrutura para reduzir o risco em IA, que já estava em desenvolvimento.

Uso de IA na política

Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar que iria se candidatar à reeleição, o Comitê Nacional Republicano, entidade ligada ao Partido Republicano, principal partido de oposição do atual presidente, produziu um vídeo apresentando um futuro construído com imagens de IA durante um segundo mandato de Biden. (Estadão Conteúdo)