Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liberdade

Brasileiras presas injustamente em Frankfurt são soltas

Goianas tiveram etiquetas das malas trocadas em Cumbica e estavam detidas por tráfico na Alemanha

11 de Abril de 2023 às 23:37
Cruzeiro do Sul [email protected]
A personal trainer Kátyna e a veterinária Jeanne
A personal trainer Kátyna e a veterinária Jeanne (Crédito: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM)


As duas goianas presas em Frankfurt, na Alemanha, depois de terem a identificação das malas trocadas no Aeroporto de Guarulhos (SP), foram libertadas ontem (11). “As cidadãs brasileiras foram liberadas nesta tarde e conduzidas ao consulado-geral em Frankfurt, onde se encontrarão com familiares que chegaram hoje (ontem) do Brasil”, informou a embaixada.

A personal trainer Kátyna Baía, de 44 anos, e a veterinária Jeanne Paolini, de 40, foram presas no dia 5 de março, acusadas de tráfico. As etiquetas com os nomes das duas foram colocadas em malas com cocaína. No dia 6, o Ministério da Justiça do Brasil encaminhou à Justiça alemã o inquérito policial e os vídeos que, segundo a Polícia Civil de Goiás, inocentavam as duas goianas.

Os primeiros registros da liberdade das goianas foi feito ontem pela irmã de Kátyna, Lorena Baía, ao lado da advogada Luna Provázio e da mãe de Jeanne, Valéria Paolini. Em uma das fotos, Kátyna e Jeanne brindam a liberdade com canecos de cerveja.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que recebeu com “satisfação” a notícia da libertação das brasileiras. “Ao longo do processo, o Itamaraty manteve coordenação estreita com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que conduziu o envio dos elementos de prova solicitados pela Justiça alemã por meio dos instrumentos de cooperação jurídica internacional.”

A Operação Iraúna da PF, que investiga o caso, prendeu uma quadrilha suspeita de envolvimento na troca de etiquetas das malas das goianas. Seis funcionários foram detidos no dia 4 e uma mulher que presta serviço no aeroporto foi detida no último sábado (8).

Kátyna e Jeanne chegaram a Frankfurt no dia 5 de março para iniciar 20 dias de férias pela Alemanha, Bélgica e República Checa. O programa Fantástico, da TV Globo, divulgou novos vídeos que mostram como foi feita a troca de etiquetas das malas das duas no aeroporto em Guarulhos, no dia 4 de março.

As imagens mostram Kátyna e Jeanne saindo de casa, em Goiânia, com uma mala rosa e outra preta. Vários vídeos mostram como dois funcionários do aeroporto identificam as duas malas, a rosa e preta, separam e, discretamente, retiram a etiqueta delas em uma área de segurança e de acesso restrito que é monitorada por várias câmeras.

Em outro vídeo, duas mulheres chegam ao aeroporto com duas malas de cores diferentes por volta das 20h30. Seriam as malas que continham os 40 quilos de cocaína, segundo a polícia. As duas vão até um guichê de companhia aérea, após um sinal da única funcionária que está no local, deixam as malas e saem do aeroporto, como mostram as imagens obtidas pelo Fantástico. As duas malas são levadas para o mesmo veículo onde estão as bagagens de Kátyna e Jeanne.


Outro caso


Durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras, equipes da alfândega de Santos e servidores de outras unidades da Receita encontraram, ontem (11), 236 quilos de cocaína que iriam para a Europa. “O cão de faro da alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas”, informou a Receita.

A droga havia sido cuidadosamente oculta em um carregamento de bobinas de papel. A carga tinha como destino o Egito, com baldeação no Porto de Algeciras, na Espanha. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos