Internacional
Nova York reforça segurança antes de Trump ser fichado
No processo, ele responde por comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels com verbas não declaradas quando era candidato à Casa Branca
Temendo protestos violentos similares aos da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, a cidade de Nova York convocou um forte operativo de segurança para se preparar para o fichamento do ex-presidente Donald Trump, previsto para hoje. No processo, ele responde por comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels com verbas não declaradas quando era candidato à Casa Branca, em 2016.
Trump comparece hoje (4) à Justiça Estadual para fornecer suas impressões digitais, fotografia e dados pessoais ao processo. Ele chegou com discrição no fim da tarde de ontem (3) à Trump Tower, em Manhattan, e acenou a apoiadores que o aguardavam no local.
Depois da audiência de custódia, o ex-presidente será liberado e voltará a Mar-a-Lago, na Flórida, onde fará um pronunciamento. Os próximos passos do processo incluem uma série de audiências preliminares, nas quais o juiz do caso deve ouvir as argumentações da defesa para arquivá-lo.
Caso isso não ocorra, Trump deverá, em outra audiência, declarar-se culpado ou inocente e preparar-se para o julgamento. Além disso, a procuradoria deve remover o sigilo de Justiça do caso e divulgar todas as outras acusações que pesam contra o réu
Como precaução, o Departamento de Polícia de Nova York acionou todos seus membros desde sexta-feira (31) -- cerca de 36 mil oficiais e outros 19 mil funcionários civis -- para evitar confusão. O temor é que Nova York seja o palco de um confronto entre apoiadores e opositores de Trump.
Em meio às medidas de precaução, a famosa Quinta Avenida foi tomada por grades de segurança que mudaram o visual de uma das zonas mais turísticas da cidade. (Estadão Conteúdo)