Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Ing-wen inicia viagem polêmica às Américas

29 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente de Taiwan faz escala nos EUA e irrita China
Presidente de Taiwan faz escala nos EUA e irrita China (Crédito: SAM YEH / AFP)

 

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, iniciou ontem (29) uma viagem para visitar Guatemala e Belize, com escala nos Estados Unidos. A ideia é reforçar as relações com os dois países da América Central depois que a China conseguiu estabelecer laços diplomáticos com Honduras, um dos últimos aliados da ilha.

Belize e Guatemala estão entre os 13 países que reconhecem oficialmente a Taipé sobre Pequim, depois que Honduras cortou relações com Taiwan no domingo (26) e reconheceu a China. Os demais aliados de Taiwan incluem o Paraguai e países pequenos do Caribe e do Pacífico.

Mas a visita inclui uma escala em Washington e outra em Los Angeles, onde o presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, afirmou que se reunirá com Tsai, o que provocou a irritação da China. Pequim advertiu que se “opõe de modo veemente” ao encontro de Tsai com McCarthy e que tomará “medidas firmes para responder” caso a reunião aconteça.

“Se (Tsai) se encontrar com o presidente da Câmara de Representantes McCarthy, será outra provocação que viola seriamente o princípio de ‘Uma Só China’, mina a soberania e a integridade territorial da China, assim como a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, afirmou Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do governo chinês.

Pequim considera a ilha de governo democrático e autônomo parte de seu território, que pretende retomar algum dia, inclusive pela força se considerar necessário. Segundo o princípio de “Uma Só China”, nenhum país pode manter relações oficiais com Pequim e Taipé.

Depois de visitar Nova York, Tsai prosseguirá a viagem de 10 dias na América Central e se reunirá com o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, e com o primeiro-ministro de Belize, John Briceño, informou seu gabinete. Depois da viagem à América Central, ela fará uma escala em Los Angeles antes de retornar a Taiwan. (AFP)