Internacional
Rússia terá armas nucleares em Belarus
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ontem que prevê instalar armas nucleares “táticas” no território de Belarus, um país aliado que faz fronteira com a Ucrânia e países da União Europeia (UE).
O líder russo já havia feito, anteriormente, ameaças veladas de usar armamento nuclear na Ucrânia, reativando temores da Guerra Fria. Putin também ameaçou ordenar o uso de obuses de urânio empobrecido na Ucrânia se este país receber esse tipo de arma do Ocidente.
“Aqui não há nada inédito: os Estados Unidos fazem isso há décadas. Eles têm suas armas nucleares táticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados”, declarou Putin em uma entrevista exibida pela televisão russa. “Nós decidimos fazer o mesmo”, acrescentou, garantindo que contava com o aval do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.
Putin ressaltou que a Rússia já tinha entregue a Belarus um sistema Iskaner de mísseis balísticos com capacidade para transportar ogivas nucleares.
Belarus faz fronteira com Letônia, Lituânia e Polônia, três países da UE e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ao se referir à questão dos obuses de urânio empobrecido, Putin destacou que a Rússia dispõe de um arsenal considerável desse tipo de arma. “Temos, sem exagero, dezenas de milhares desses obuses. No momento, não os usamos”, declarou.
A vice-ministra da Defesa do Reino Unido, Annabel Goldi, disse na segunda-feira que seu país planejava entregar à Ucrânia obuses “com urânio empobrecido”, que são “muito eficazes para destruir tanques e veículos blindados modernos”. Um dia depois, a organização antinuclear britânica Campaign for Nuclear Disarmament advertiu que seu uso provocaria um “desastre ambiental e sanitário adicional” na Ucrânia. (AFP)