Internacional
China alerta EUA para risco de conflito
A China acusou os Estados Unidos ontem (7) de alimentar as tensões entre as duas potências e alertou para o risco de um “conflito” e um “confronto”. As disputas entre Pequim e Washington aumentaram nos últimos anos sobre questões como Taiwan, a soberania no Mar da China Meridional, o desequilíbrio na balança comercial ou o tratamento da minoria muçulmana uigure.
As relações se degradaram novamente no mês passado, depois que os Estados Unidos derrubaram um balão chinês supostamente usado para fins de espionagem, algo que Pequim nega.
O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, considerou ontem que “se os Estados Unidos continuarem no caminho errado e não pararem, nenhuma barreira poderá impedir o descarrilamento” das relações entre Pequim e Washington. Se isso acontecer, “inevitavelmente haverá conflito e confronto”, acrescentou, em coletiva de imprensa.
“Buscamos a competição estratégica com a China, não buscamos o conflito, e nada em nossa abordagem (...) deveria levar a crer que queremos o conflito”, respondeu o porta-voz da Casa Branca, John Kirby. (AFP)