Exterior
Peru tem novos bloqueios de rodovias, apesar do estado de emergência
Governo prorrogou o estado de emergência para aliviar a grave crise política e social que o país vive

O Peru amanheceu neste domingo (15) com bloqueios de estradas e manifestações pedindo a renúncia da presidente Dina Boluarte, apesar de o governo ter prorrogado, à meia-noite de sábado, o estado de emergência para aliviar a grave crise política e social que o país vive.
O Executivo de Dina Boluarte estendeu o estado de emergência por 30 dias nas regiões de Lima, Cusco, Callao e Puno para deter os protestos, autorizando os militares a intervir junto com a polícia para proteger a ordem pública.
Neste domingo, mais de 100 trechos de rodovias foram bloqueados por manifestantes em 11 das 25 regiões peruanas que pedem a renúncia de Boluarte, que assumiu a presidência depois que o Congresso destituiu Pedro Castillo após seu golpe de Estado fracassado.
Os protestos, que deixaram ao menos 42 mortos em cinco semanas, segundo a Defensoria do Povo, foram retomados no dia 4 de janeiro, após uma trégua nas festas de fim de ano.
Em Cusco, o serviço de trem para Machu Picchu foi retomado neste domingo, após dois dias de paralisação devido aos protestos. (AFP)