Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pedido

Papa Francisco convida a viver um Natal sóbrio e humilde

O pontífice ainda pediu para as pessoas economizarem e envarem ajuda aos ucranianos "que tanto sofrem" com a guerra

14 de Dezembro de 2022 às 12:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
Papa Francisco:
Papa Francisco: "Vamos ter um Natal mais sóbrio, com presentes mais humildes, vamos enviar o que economizamos para o povo ucraniano que precisa". (Crédito: Filippo Monteforte/AFP)

O papa Francisco convidou nesta quarta-feira (14) a viver o Natal com sobriedade e humildade e economizar para enviar ajuda aos ucranianos "que tanto sofrem" com a guerra.

"Vamos ter um Natal mais sóbrio, com presentes mais humildes, vamos enviar o que economizamos para o povo ucraniano que precisa. Eles sofrem muito, passam fome, sentem frio. E muitos morrem porque não há médicos ou enfermeiras", afirmou ao final da audiência geral na sala Paulo VI do Vaticano.

"Não nos esqueçamos: o Natal, sim. Em paz com o Senhor, sim. Mas com os ucranianos no coração. Façamos este gesto concreto por eles", pediu. "Renovemos nossa proximidade com o povo ucraniano martirizado, perseverando na oração fervorosa por esses nossos irmãos e irmãs que tanto sofrem. Irmãos e irmãs, eu lhes digo: há tanto sofrimento na Ucrânia, tanto, tanto", insistiu.

O papa, que defende incansavelmente a paz desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro, aborda esse tema em quase todos os seus discursos. Na quinta-feira passada (8), durante um ato público em Roma por ocasião da festa da Imaculada Conceição, não conseguiu conter as lágrimas ao falar mais uma vez da Ucrânia martirizada pela guerra.

O pontífice argentino, que completa 86 anos em 17 de dezembro, quis desde sua eleição em 2013 honrar o legado cristão da busca pela paz e se propôs como mediador, ou promotor, do diálogo direta ou indiretamente em inúmeros conflitos, inclusive na Ucrânia. (AFP)