Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tragédia

Socorristas procuram desaparecidos após deslizamento na Itália

Avalanche de lama e detritos devastou a cidade de Casamicciola Terme; até o momento, autoridades informaram apenas uma morte

27 de Novembro de 2022 às 11:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
Deslizamento de terra devastou a pequena Casamicciola Terme, na Itália
Deslizamento de terra devastou a pequena Casamicciola Terme, na Itália (Crédito: Eliano Imperato/AFP)

 

Equipes de emergência procuram por ao menos 12 pessoas desaparecidas na ilha de Ischia, no sul da Itália, neste domingo (27). Um deslizamento de terra deixou pelo menos um morto e levou o governo a convocar uma reunião de emergência. Uma avalanche de lama e detritos, desencadeada por fortes chuvas, devastou a pequena cidade de Casamicciola Terme, no norte da ilha de Ischia, na costa de Nápoles, na manhã de sábado (26).

Equipes de resgate encontraram o corpo de uma mulher, anunciou Claudio Palomba, prefeito de Nápoles. Segundo a agência AGI, ela tinha 31 anos. A imprensa italiana também relatou 13 feridos. Algumas das pessoas que foram inicialmente dadas como desaparecidas foram posteriormente encontradas sãs e salvas, incluindo uma família com um recém-nascido, disse o prefeito. Mas pelo menos 12 ainda estavan desaparecida no meio da tarde de sábado, acrescentou o responsável.

"Tememos que haja outras vítimas, mas até agora o número é (de uma pessoa morta)", informou Luca Cari, porta-voz do Corpo de Bombeiros, à AFP. Os esforços de resgate foram prejudicados por chuvas e ventos contínuos, que também atrasaram a chegada de balsas com ajuda do continente O ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, chamou a situação de "muito grave" e alertou que várias pessoas ainda estavam presas na lama.

Trabalho de resgate complexo

A gestão do desastre provocou um tropeço do governo: Piantedosi negou uma declaração do vice-primeiro-ministro Matteo Salvini, que havia relatado oito mortes na tragédia, explicando que esse saldo não havia sido confirmado.

O deslizamento de terra arrastou árvores e veículos, alguns dos quais chegaram até o mar. A lama "enterrou uma casa" e duas pessoas foram resgatadas de um carro que foi arrastado para o mar, segundo o Corpo de Bombeiros.

Pelo menos 30 famílias estão presas em suas casas por causa da lama, sem água ou eletricidade, informou a agência de notícias ANSA. A estrada que dava acesso ao bairro estava bloqueada por lama e entulhos.

Os serviços de resgate planejavam retirar de 150 a 200 pessoas na noite de sábado (26) para que pudessem passar a noite em abrigos temporários. As autoridades pediram aos moradores que permaneçam em suas casas para não atrapalhar o trabalho dos socorristas.

“O trabalho de resgate ainda é complexo devido às condições meteorológicas”, de acordo com o departamento de proteção civil. No entanto, as operações continuaram durante toda a noite graças ao uso de lanternas e projetores. A primeira-ministra italiana de extrema-direita, Giorgia Meloni, disse estar acompanhando a situação e, neste domingo (27), realizou uma reunião extraordinária de gabinete para tratar da situação.

Casamicciola Terme, uma cidade turística de 8 mil habitantes na ilha de Ischia, já registrou um terremoto em 2017 que causou duas mortes. No final do século XIX, um terremoto muito mais forte destruiu totalmente a cidade. A tragédia de sábado ocorre semanas depois que 11 pessoas foram mortas por chuvas torrenciais que atingiram o centro-leste da Itália. (AFP)