Internacional
Franceses protestam por aumento salarial
Milhares de pessoas protestaram na França nesta terça-feira (18), um dia de greve especialmente visível nos transportes, para reivindicar um aumento salarial, de modo a compensar a inflação, e denunciar a resposta do governo à paralisação nas refinarias.
Na parte da manhã, na Gare de Lyon parisiense, os franceses se armaram de paciência para pegar o trem. O auxiliar de enfermagem Frédéric Mercier Hadisyde participou da marcha em Paris. “Temos que resistir. Todos os direitos estão sendo atacados. Se não fizermos nada, não conseguiremos nada”, disse.
Mais investimentos em escolas, hospitais e previdência social, abandono das reformas do seguro-desemprego e da mudança da aposentadoria de 62 para 65 anos, reajustes salariais ... As demandas não faltam.
A gota d’água para quatro sindicatos e várias associações foi, porém, que o governo convocou funcionários em greve nas refinarias para aliviar a escassez de combustível por semanas.
Quase 300 mil pessoas, segundo a CGT, e 107 mil, de acordo com o Ministério do Interior, participaram dos protestos em várias cidades. Em Paris, houve distúrbios, e 11 pessoas foram detidas. (AFP)