Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conflito

Putin alerta para catástrofe global se Otan entrar na guerra da Ucrânia

O presidente russo descartou, por enquanto, novos bombardeios intensos na Ucrânia, como o que realizou em Kiev

15 de Outubro de 2022 às 00:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Presidente da Rússia, Vladimir Putin. (Crédito: Mikhail Klimentyev / SPUTNIK / AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou ontem (14) para uma catástrofe global no caso de um confronto direto entre suas tropas e a Otan em território ucraniano. O comentário ocorre um dia depois que o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, alertou que as tropas russas seriam “aniquiladas” pela resposta ocidental caso Putin utilize armas nucleares na Ucrânia.

“O envolvimento de qualquer força militar em confronto direto com o Exército russo é um passo muito perigoso que pode levar a uma catástrofe global”, disse Putin em entrevista coletiva no Casaquistão, após dois dias de cúpulas regionais na capital Astana. Ao mesmo tempo, o russo descartou, por enquanto, novos bombardeios intensos na Ucrânia, como o que realizou em Kiev na última segunda-feira. E disse que seu objetivo não é destruir a Ucrânia.

“No imediato, não são necessários novos ataques em massa. Atualmente existem outros objetivos. Por enquanto. Veremos depois”, declarou. “Não é legal o que está acontecendo agora, mas (se a Rússia não tivesse iniciado sua ofensiva na Ucrânia), estaríamos na mesma situação um pouco mais tarde, só que as condições teriam sido piores para nós. Então, estamos fazendo tudo certo”, disse, defendendo sua decisão de entrar na guerra.

Além disso, Putin disse esperar que a mobilização de reservistas do Exército que ele ordenou para reforçar suas tropas na Ucrânia atinja o número alvo de recrutas em duas semanas, um marco que lhe permitiria acabar com a enorme convocação impopular entre os russos. (Estadão Conteúdo)