Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guerra na Ucrânia

Vladimir Putin reunirá nesta segunda (10) Conselho de Segurança da Rússia

Na manhã de sábado (8), uma explosão fez desabar uma das vias da ponte, inaugurada em 2018 e construída por iniciativa de Vladimir Putin

09 de Outubro de 2022 às 14:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
Putin acusa serviço secreto ucraniano de explosão em ponte da Crimeia
Putin acusa serviço secreto ucraniano de explosão em ponte da Crimeia (Crédito: AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, conduzirá na segunda-feira (10) uma reunião com seu Conselho de Segurança, dois dias após uma explosão que destruiu parcialmente a ponte da Crimeia, informou o Kremlin. Putin acusa serviço secreto ucraniano de explosão em ponte da Crimeia.

"Amanhã o presidente tem prevista uma reunião com os membros permanentes do Conselho de Segurança", declarou o porta-voz da presidência, Dmitri Peskov.

O conselho inclui os principais ministros, dirigentes políticos e representantes dos serviços de segurança e do exército. A explosão na manhã de sábado fez desabar uma das vias da ponte, inaugurada em 2018 e construída por iniciativa de Vladimir Putin.

A infraetrutura é símbolo da anexação da Crimeia por parte da Rússia em 2014 e serve para o abastecimento das tropas russas mobilizadas na Ucrânia.

O tráfego de veículos e ferroviário foi restabelecido horas depois da explosão, que fez três mortos. O governo russo anunciou hoje que mergulhadores estavam analisando a ponto. Os primeiros resultados podem ser anunciados ainda hoje.

Moscou atribuiu a explosão a um caminhão-bomba, cujo proprietário era um morador da região de Krasnodar, no sul da Rússia. Moscou não acusou formalmente a Ucrânia, que também não reivindicou oficialmente sua responsabilidade. (AFP)