Reino Unido
O caixão de Elizabeth II chega ao Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo
A chegada a Balmoral é a primeira etapa de uma jornada para que os britânicos se despeçam da longeva rainha

O caixão de Elizabeth II chegou a Edimburgo neste domingo (11) do castelo escocês de Bamoral, onde ela morreu na quinta-feira aos 96 anos.
A chegada a Balmoral é a primeira etapa de uma jornada para que os britânicos se despeçam da longeva rainha.
Pouco antes das 16h30 locais (12h30 em Brasília), o cortejo fúnebre entrou no Palácio de Holyroodhouse, residência oficial dos reis da Escócia, depois de percorrer as ruas de Edimburgo.
Sua chegada, após seis horas de viagem, foi aplaudida por milhares de pessoas. O caixão de Elizabeth II deixou neste domingo o castelo escocês de Balmoral, onde morreu na última quinta aos 96 anos, com destino a Edimburgo, no início de uma viagem que permitirá aos britânicos despedir-se da sua rainha.
O carro funerário preto passou pelo portal do castelo depois das 10h (09h GMT), com o caixão de carvalho coberto com a bandeira real escocesa e uma coroa de flores brancas no interior, para uma viagem de seis horas à capital da Escócia.
"Sua Majestade nos deu sua vida e tempo sem exigir nada em troca. Prestar homenagem a ela de uma maneira tradicional foi uma forma de agradecê-la por tudo o que ela fez", disse Mark Lindley-Highfield, de 47 anos.
Milhares de pessoas assistiram ao cortejo fúnebre passar pelo verde campo escocês. Em Ballater, a primeira cidade atravessada e onde a rainha era bem conhecida, as pessoas estavam estacionadas na rua principal e algumas atiravam flores.
Embora o protagonismo tenha sido da falecida soberana após a proclamação do novo rei Charles III, a aparição dos príncipes William e Harry, juntos, com suas esposas Catherine e Meghan, estamparam as primeiras página dos jornais deste domingo.
"Reunidos pelo luto", foi a manchete do Sunday Telegraph, com uma foto dos dois casais caminhando juntos em Windsor. O Sunday Times informou que "longas negociações" foram necessárias entre os casais para administrar o momento midiático. (AFP)