Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Temor de vazamento de radiação aumenta perto de usina nuclear

Autoridades ucranianas começaram a distribuir comprimidos de iodo para moradores perto da usina nuclear de Zaporizhzhia

26 de Agosto de 2022 às 16:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa
Usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa (Crédito: AFP)

Autoridades ucranianas começaram a distribuir comprimidos de iodo para moradores perto da usina nuclear de Zaporizhzhia em caso de vazamento de radiação. A medida ocorre em meio a temores crescentes de que os combates ao redor do complexo possam desencadear uma catástrofe nuclear.

A mudança ocorreu um dia depois que a usina foi temporariamente desativada sob a alegação de danos causados pelo incêndio em uma linha de transmissão. O incidente aumentou o medo de um desastre nuclear em um país ainda assombrado pela explosão de 1986, em Chernobyl.

O bombardeio contínuo foi relatado na área durante a noite. E imagens de satélite do Planet Labs mostraram incêndios queimando ao redor do complexo - a maior usina nuclear da Europa - nos últimos dias.

Comprimidos de iodo, que ajudam a bloquear a absorção de iodo radioativo pela glândula tireoide em um acidente nuclear, foram emitidos na cidade de Zaporizhzhia, que fica a cerca de 45 quilômetros da usina e permanece sob controle ucraniano. Uma mulher e sua filha pequena estavam entre os que receberam as pílulas.

A agência de energia atômica da ONU está tentando enviar uma equipe para inspecionar e ajudar a proteger a usina. Autoridades disseram que os preparativos para a viagem estão em andamento, mas ainda não está claro quando ela pode acontecer.

(Estadão Conteúdo)