Internacional
Trump fala em perseguição política após operação de busca em sua casa
Residência na Flórida foi revistada pelo FBI como parte de uma longa investigação sobre se documentos foram levados para lá em vez do Arquivo Nacional
A residência do ex-presidente Donald Trump Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida, foi revistada na segunda-feira 8 pelo FBI como parte de uma longa investigação sobre se documentos - alguns deles ultrassecretos - foram levados para lá em vez de serem enviados para os Arquivos Nacionais quando o republicano deixou a Casa Branca. O fato desperta críticas de republicanos enquanto Trump diz sofrer perseguição política.
A notícia da busca autorizada pela Justiça foi divulgada inicialmente pelo próprio Trump, por meio de suas redes sociais, e provocou críticas de seus colegas republicanos, incluindo o líder da minoria na Câmara Kevin McCarthy, que ameaçou investigar o Departamento de Justiça se o Partido Republicano assumir o controle da Casa após as eleições de meio de mandato.
Outros legisladores republicanos usaram as redes sociais para criticar a operação e acusaram o Departamento de Justiça de exceder suas funções.
A porta-voz do Departamento de Justiça, Dena Iverson, se recusou a comentar sobre a busca, inclusive sobre se o procurador-geral Merrick Garland a autorizou pessoalmente.
A ação em Mar-a-Lago é um movimento que representa uma escalada sem precedentes nas investigações contra Trump, que afirmou que os agentes do FBI abriram um cofre em sua casa durante uma "incursão não anunciada ligada à má conduta da Promotoria". E ocorre em meio a uma investigação separada sobre os esforços para anular os resultados das eleições presidenciais de 2020, aumentando o perigo de tornar o ex-presidente inelegível enquanto ele se prepara para concorrer novamente à Presidência em 2024.
Acusações - Existem várias leis federais que determinam sobre o manuseio de documentos confidenciais, incluindo estatutos que tornam crime remover esse material e mantê-lo em um local não autorizado. Embora um mandado de busca não sugira que acusações criminais estão próximas, autoridades federais que desejam obter uma precisam, primeiro, demonstrar a um juiz que têm indício crível de que um crime foi cometido.
Os Arquivos Nacionais disseram em fevereiro que recuperaram 15 caixas de documentos da propriedade de Trump na Flórida. Segundo o jornal americano The Washington Post, as caixas continham documentos altamente confidenciais que ex-presidente levou de Washington após sua derrota nas eleições de 2020.,0 (Estadão Conteúdo)