Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Beluga no Rio Sena mobiliza a França

06 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A baleia branca estava entre Paris e o porto de Le Havre
A baleia branca estava entre Paris e o porto de Le Havre (Crédito: JEAN-FRANÇOIS MONIER / AFP)

 

As autoridades francesas e ONGs estavam mobilizadas ontem (5) para ajudar uma beluga, uma espécie de cetáceo que vive habitualmente em águas frias, que foi avistada na terça-feira em pleno rio Sena. Ontem, o mamífero marinho estava entre duas eclusas a meio caminho entre Paris e o porto de Le Havre, onde o Sena deságua.

As autoridades francesas lançaram um alerta e pediram a toda a população que não tente se aproximar ou entrar em contato com o animal. A beluga tinha ontem “o mesmo comportamento de quinta-feira, está muito esquiva, faz aparições muito curtas na superfície, seguida de longas apneias”, acrescentou o especialista Gérard Mauger.

O Sena, muito poluído e muito barulhento devido à navegação pesada, não é muito acolhedor para os cetáceos sensíveis ao ruído, diz a associação Sea Shepherd.

No dia anterior, o estado de saúde da beluga, que chega a quatro metros de comprimento na idade adulta, foi considerado “preocupante” pela prefeitura de Eure, departamento no noroeste da França onde o animal foi avistado.

Outro caso

Em maio, uma orca se viu em apuros no Sena. As operações para tentar salvá-la falharam e o animal acabou morrendo de fome. A necropsia confirmou a má condição física da orca, uma fêmea “imatura” de mais de quatro metros e 1.100 kg, e revelou uma bala alojada na base do crânio do mamífero.

“Este triste resultado é o que queremos evitar com a beluga. Para nós, é necessário fazer um teste de DNA rapidamente para descobrir sua origem e realizar uma repatriação”, disse a presidente da Sea Shepherd, Lamya Essemlali. (AFP)