Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

EUA pressionam o embaixador da China

06 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
John Kirby classificou as ações chinesas de
John Kirby classificou as ações chinesas de "provocadoras" (Crédito: SAUL LOEB / AFP)

 

A Casa Branca convocou o embaixador da China em Washington para condenar o comportamento “irresponsável” de Pequim sobre Taiwan, informou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, John Kirby, ontem (5).

Kirby disse que o embaixador Qin Gang foi convocado em razão da demonstração de poder militar da China perto de Taiwan, que por sua vez foi realizada em resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha, que Pequim considera uma província rebelde.

Kirby, que classificou as ações chinesas de “provocadoras”, não especificou quem se reuniu com o embaixador. “Condenamos as ações militares da República Popular da China, que são irresponsáveis, contrárias a nosso objetivo de longa data de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, disse.

Também ontem a China anunciou a suspensão de sua cooperação com os Estados Unidos em vários âmbitos, como mudança climática e defesa. Ademais, vem realizando desde quinta-feira enormes manobras militares em torno de Taiwan, as maiores até hoje.

Pequim insiste que Taiwan é parte da China e quer uma reunificação, se necessário mediante uso da força. O atual partido governante de Taiwan, por sua vez, prometeu defender a soberania da ilha. (AFP)