Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Três navios com grãos zarpam da Ucrânia em meio a polêmica

06 de Agosto de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os navios, com mais de 57 mil toneladas de milho, saíram do país durante a manhã
Os navios, com mais de 57 mil toneladas de milho, saíram do país durante a manhã (Crédito: Alexander Kubrakov / Ministério da Infraestrutura da Ucrânia / Divulgação)

Três navios carregados com grãos zarparam ontem (5) da Ucrânia graças ao acordo respaldado pela ONU para que a Rússia suspenda o bloqueio dos portos ucranianos, com o objetivo de aliviar a crise alimentar mundial.

Os navios, com mais de 57 mil toneladas de milho, saíram do país durante a manhã, em um momento de grande polêmica após a publicação de um relatório da Anistia Internacional (AI) no qual a organização acusa a Ucrânia de colocar em perigo a vida dos civis.

Também ontem, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fortalecido por seu recente êxito diplomático na questão das exportações dos cereais, terá uma reunião com o colega russo, Vladimir Putin, em Sochi, às margens do Mar Negro, para buscar a abertura de negociações para uma trégua entre Rússia e Ucrânia.

Os três carregamentos partiram em comboio cinco dias após a saída do primeiro navio com grãos do porto ucraniano de Odessa, desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro. É o início de uma série de viagens regulares para abastecer os mercados agrícolas, anunciou o ministério turco da Defesa. (AFP)