Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Multidão ocupa prédio do parlamento iraquiano

31 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seguidores de líder xiita resistiram à ação da polícia
Seguidores de líder xiita resistiram à ação da polícia (Crédito: AHMAD AL-RUBAYE / AFP (30/7/2022))

Seguidores de Moqtada al-Sadr, influente líder xiita, invadiram o parlamento iraquiano ontem, pela segunda vez nesta semana, para protestar contra a tentativa de formação de um governo que seria liderado por seus rivais, em uma aliança de grupos apoiados pelo Irã.

As forças de segurança iraquianas inicialmente usaram gás lacrimogêneo e bombas sonoras para tentar repelir o protesto. O Ministério da Saúde disse que cerca de 125 pessoas ficaram feridas -- 100 civis e 25 membros das forças de segurança.

Dentro do prédio, manifestantes declararam que não sairiam do local até que suas demandas fossem atendidas. A polícia teve de recuar depois que todo o local foi tomado. Uma sessão que estava marcada para este sábado não ocorreu e parlamentares não foram vistos no prédio.

Apoiadores de Sadr são contra a candidatura ao cargo de primeiro-ministro de Mohamed Chia al Sudani, considerado próximo do ex-chefe de governo Nuri al-Maliki.

“Não queremos corruptos e não queremos tentar o que já vimos”, disse o manifestante Haydar al-Lami. “Eles não nos dão nada, de 2003 até agora são os mesmos, só trouxeram preconceito”, reclamou.

Al-Sadr recorre ao seu grande número de seguidores como uma tática de pressão contra seus rivais depois que seu partido não conseguiu formar um governo, apesar de ter conquistado o maior número de assentos nas eleições federais realizadas em outubro passado. (Estadão Conteúdo e AFP)