Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Xi Jinping faz alerta a Biden sobre Taiwan

29 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No telefonema, Xi alertou o americano para
No telefonema, Xi alertou o americano para "não brincar com fogo" em Taiwan (Crédito: REUTERS / Jonathan Erns)

 

Os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da China, Xi Jinping, conversaram ontem por mais de duas horas e podem se encontrar presencialmente, segundo uma alta funcionária do governo americano. No telefonema, Xi alertou o americano para “não brincar com fogo” em Taiwan, em meio à possível viagem à ilha da presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

Na ligação, os dois “falaram sobre o valor de se encontrar pessoalmente” no momento certo, disse uma funcionária a repórteres sob condição de anonimato. Se realizada, seria a primeira cúpula presencial entre os dois líderes desde que Biden assumiu o cargo.

“Aqueles que brincam com fogo acabam se queimando”, disse Xi a Biden, segundo a transcrição da ligação feita pelo governo chinês. “Espero que o lado americano entenda isso.” A chancelaria da China soltou uma nota citando que “Xi destacou que os meandros históricos da questão de Taiwan são claros como cristal, assim como o fato e o status quo de que ambos os lados do Estreito de Taiwan pertencem à mesma China.”

“A China se opõe aos movimentos separatistas de Taiwan e à interferência de forças externas, e nunca permite espaço para a independência. Os EUA devem honrar o princípio de uma só China”, completa a nota. (Estadão Conteúdo)