Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita do Papa

Papa Francisco celebra primeira grande missa no Canadá

Em discurso na segunda-feira, Franscico pediu desculpas por abusos praticados por religiosos

26 de Julho de 2022 às 16:45
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Pope Francis wears a headdress presented to him by Indigenous leaders at Muskwa Park in Maskwacis, Alberta, Canada, on July 25, 2022. - Pope Francis will make a historic personal apology Monday to Indigenous survivors of child abuse committed over decades at Catholic-run institutions in Canada, at the start of a week-long visit he has described as a
Papa Francisco (Crédito: AFP)


O Papa Francisco celebrou, ontem (26), uma missa em um estádio em Edmonton, no oeste do Canadá, para milhares de pessoas, um dia depois de se desculpar pelo "mal" causado aos povos indígenas do país.
Sob um céu nublado, cerca de 50.000 pessoas compareceram ao Commonwealth Stadium em Edmonton, na província de Alberta, onde o pontífice pronunciou a homilia, sua terceira mensagem desde o início de sua visita no domingo.
Ao som de tambores e canções tradicionais indígenas, o papa de 85 anos chegou acenando de seu papamóvel. Ele parou várias vezes para beijar e abençoar bebês, como é seu costume. Entre a multidão havia muitos canadenses nativos, alguns em trajes tradicionais.
Alguns fiéis desfraldaram uma faixa com os dizeres "Toda criança importa", enquanto outros usavam cocares tradicionais. O próprio Francisco usava uma roupa que as autoridades disseram ter sido inspirada na arte indígena.
Durante seu primeiro discurso na segunda-feira, Francisco pediu perdão por décadas de abusos cometidos em internatos escolares para crianças indígenas administrados pela Igreja Católica no Canadá.
"Peço perdão pela maneira como muitos membros da Igreja e das comunidades religiosas cooperaram, também com indiferença, nesses projetos de destruição cultural e assimilação forçada", disse.
O líder espiritual dos quase 1,3 bilhão de católicos do mundo viajará depois ao lago Saint Anne, situado cerca de 80 quilômetros a oeste de Edmonton, um dos principais lugares de peregrinação da América do Norte.
Todos os anos, desde o final do século XIX, milhares de peregrinos comparecem a esse local para se banhar e rezar nas águas do lago que, segundo os nativos, tem propriedades curativas.
Hoje, ele visitará a cidade de Quebec antes da última etapa da viagem, na sexta, em Iqaluit (Nunavut), cidade no norte do Canadá, na ilha de Baffin, no arquipélago ártico.