Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Rússia toma cidade de Severodonetsk

26 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Um homem observa a destruição na cidade de Lysychansk.
Um homem observa a destruição na cidade de Lysychansk. (Crédito: ANATOLII STEPANOV / AFP)

O exército russo completou ontem (25) a conquista da cidade ucraniana de Severodonetsk e conseguiu entrar nos bairros vizinhos de Lysychansk, após semanas de uma ofensiva devastadora para tomar a região do Donbass, no leste do país.

A Ucrânia também enfrentou um “bombardeio maciço” no norte promovido por Belarus, país aliado da Rússia, que poderá equipá-la “nos próximos meses” com mísseis capazes de transportar ogivas nucleares, conforme anunciado pelo presidente russo Vladimir Putin.

Severodonestk estava “totalmente ocupada pelos russos”, disse o prefeito da cidade, Oleksandre Striuk, um dia depois que as autoridades ucranianas anunciaram uma retirada da cidade para defender Lysychansk.

Os separatistas pró-Rússia anunciaram pouco antes a tomada da fábrica de produtos químicos Azot em Severodonetsk e a “retirada” de 800 civis que se refugiaram lá. O governador da região de Luhansk, da qual Severodonetsk faz parte, disse que “90% da cidade está danificada e 80% das casas terão que ser demolidas”.

Os separatistas também anunciaram que suas forças e as do exército russo entraram em Lysychansk, onde estavam ocorrendo “combates de rua”.

A queda dessas duas cidades pode facilitar o avanço das tropas russas em direção a Sloviansk e Kramatorsk, mais a oeste na região de Donetsk. Luhansk e Donetsk compõem o Donbass, uma área já parcialmente controlada por pró-russos desde 2014. (AFP)