Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guerra

Exército russo aumenta bombardeios em Kharkiv

01 de Maio de 2022 às 00:01
AFP
Civis foram retirados da cidade que está sendo atacada.
Civis foram retirados da cidade que está sendo atacada. (Crédito: DIMITAR DILKOFF / AFP (29/4/2022))

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, sofreu ontem bombardeios de tropas russas, mas o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que as forças do país conseguiram “êxitos táticos” na região. A Ucrânia mantém o controle de Kharkiv, apesar da pressão russa. Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas , informou no Telegram a administração militar regional de Kharkiv.

As tropas ucranianas anunciaram que recuperaram um vilarejo ‘importante estrategicamente‘ perto de Kharkiv: Ruska Lozova. E também informaram a retirada de centenas de civis.

Um homem de 40 anos que pediu para ser identificado apenas por seu primeiro nome, Svyatoslav, disse que passou dois meses em um porão sem comida e se alimentava com qualquer coisa que achava.

O porta-voz presidencial turco, Ibrahim Kalin, se reuniu ontem com o presidente Zelensky em Kiev. Em março, a Turquia sediou uma primeira reunião entre os negociadores da Rússia e Ucrânia, e outra entre o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, e seu colega ucraniano, Dmytro Kuleba. (AFP)