Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Putin diz a Guterres ainda ter esperanças em negociações

27 de Abril de 2022 às 00:01
AFP
O secretário-geral da ONU esteve em Moscou ontem.
O secretário-geral da ONU esteve em Moscou ontem. (Crédito: VLADIMIR ASTAPKOVICH / SPUTNIK / AFP)

 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ontem (26) ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que ainda confia na possibilidade de uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia.

“Apesar de que a operação militar (russa na Ucrânia) está se desenvolvendo, continuamos tendo esperanças na capacidade de alcançar acordos pela via diplomática. Estamos negociando, não rejeitamos (negociar)”, disse Putin a Guterres, em comentários transmitidos pela TV durante visita do secretário-geral da ONU a Moscou.

Sentado em frente a Guterres diante de uma longa mesa, Putin afirmou que as negociações saíram do curso devido às acusações de atrocidades que a Rússia teria cometido na localidade de Bucha, perto de Kiev, capital da Ucrânia.

“Houve uma provocação em Bucha, na qual o exército russo não teve nada a ver. Sabemos quem organizou esta provocação, através de quais meios e quais foram as pessoas que a realizaram”, acrescentou.

Guterres reiterou seu apelo a favor da abertura de corredores humanitários para evacuar os civis ucranianos de áreas de combate, feito pouco antes perante o chanceler russo, Serguei Lavrov. (AFP)