Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conflitos

Zelensky alerta sobre condições para acordo de paz

O governo da Rússia proibiu a entrada no país do primeiro-ministro britânico Boris Johnson

17 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente ucraniano pediu que soldados sejam poupados
Presidente ucraniano pediu que soldados sejam poupados (Crédito: SERGEI SUPINSKY / AFP (13/4/2022))

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, alertou ontem que “a eliminação” de soldados ucranianos em Mariupol, cidade sitiada pela Rússia, “acabaria com qualquer negociação de paz” com Moscou. Assim como Vladimir Putin, ele também advertiu que ambas as partes se encontrariam em um “beco sem saída”.

Em termos de mortes, “Mariupol pode ser dez vezes Borodianka”, uma pequena cidade ucraniana perto de Kiev atacada e destruída por soldados russos, disse Zelensky. “Quanto mais (casos como) Borodianka forem apresentados, mais difícil será negociar”, enfatizou. “Para ser honesto, não temos nenhuma confiança nas negociações sobre Mariupol”, observou Zelensky.

Depois que o exército ucraniano anunciou, em 11 de abril, que se preparava para uma “última batalha” em Mariupol, o presidente da Ucrânia reconheceu uma “situação muito difícil”.

“Nossos soldados estão cercados e, apesar de tudo, continuam se defendendo”, disse Zelensky. Autoridades ucranianas informaram que os combates deixaram cerca de 20 mil mortos em Mariupol, uma cidade estratégica onde 441 mil pessoas viviam em tempos de paz.

Boris Johnson

O governo da Rússia proibiu a entrada no país do primeiro-ministro britânico Boris Johnson. “A medida foi tomada em resposta à campanha política e midiática desenfreada destinada a isolar a Rússia internacionalmente e criar as condições para estrangular a economia nacional”, afirmou o Ministério do Exterior da Rússia. (Estadão Conteúdo e Redação)