Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Afunda navio de guerra russo que a Ucrânia diz ter atingido

A explosão da embarcação é alvo de disputa; Kiev alega ter atingido o navio com um míssil, enquanto Moscou diz que a causa foi um incêndio

15 de Abril de 2022 às 10:05
Cruzeiro do Sul [email protected]
O navio de guerra Rússia Moska era a principal principal embarbação da frota russa no Mar Negro
O navio de guerra Rússia Moska era a principal principal embarbação da frota russa no Mar Negro (Crédito: Max Delany/ AFP)

O importante navio de guerra da Rússia Moskva afundou nesta quinta-feira (14) após uma explosão cuja origem é alvo de disputa entre russos e ucranianos, confirmou o governo de Moscou. Kiev alega ter atingido o navio com um míssil no Mar Negro, enquanto Moscou diz que a causa foi um incêndio. De qualquer forma, a perda da embarcação, a principal da frota russa no Mar Negro, é um enorme revés para a Rússia, já que suas tropas estão se reagrupando para uma nova ofensiva no leste, depois de se retirarem de grande parte do norte, incluindo a capital, Kiev.

A Rússia disse que um incêndio a bordo do Moskva forçou toda a tripulação a se retirar. Mais tarde, disse que o fogo havia sido contido e o navio seria rebocado para o porto com seus lançadores de mísseis guiados intactos. Depois, confirmou que ele tinha afundado.

O navio carregava 16 mísseis, de acordo com um analista militar, e sua retirada do combate reduz bastante o poder de fogo da Rússia no Mar Negro. O ataque ucraniano, que não pôde ser confirmado, representaria um grande golpe no prestígio russo sete semanas depois de uma guerra que já é amplamente vista como um erro histórico.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse em entrevista à rede americana CNN que os Estados Unidos detectaram uma enorme explosão no navio, que teria causado "grandes danos", mas não era possível confirmar se um míssil o atingiu.

"A explosão foi grande o suficiente para pegarmos indicações de que outras embarcações ao redor do navio tentaram ajudá-lo", disse. "Não temos capacidade neste momento para verificar as alegações da Ucrânia de forma independente", disse o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, na quinta (14). Ainda assim, ele chamou de "um grande golpe para a Rússia". "Eles tiveram que escolher entre duas histórias: uma é que era apenas incompetência, e a outra era que eles foram atacados, e nenhuma delas é o bom resultado para eles", disse Sullivan.

Míssil Netuno

O governador da região de Odesa ao longo do Mar Negro, Maxim Marchenko, disse no Telegram que as forças do país atingiram o navio com mísseis Netuno. Um alto funcionário ucraniano, falando sob condição de anonimato ao The New York Times, disse que esta foi a primeira vez que o míssil, desenvolvido na Ucrânia, foi usado na guerra.

Qualquer que seja a causa da explosão do navio, foi uma poderosa vitória simbólica para os militares ucranianos, um constrangimento para Moscou e - se um Netuno foi de fato usado - uma demonstração do poder que novas armas poderiam ter na formação da guerra. Seria o primeiro ataque ucraniano bem-sucedido a um grande navio de guerra russo no mar e não no porto.

Navios da Frota do Mar Negro da Rússia estão no mar desde o início da guerra, lançando periodicamente foguetes ou mísseis contra alvos dentro da Ucrânia. A frota cortou o acesso da Ucrânia ao Mar Negro, removendo uma importante tábua de salvação econômica.

A perda do Moskva fornece um impulso moral para as forças ucranianas, mas é improvável que mude o curso da guerra. As forças russas estão prestes a tomar a estratégica cidade portuária de Mariupol, o que abriria caminho para a criação de uma "ponte terrestre" entre o território russo e a península ocupada da Crimeia.

O Moskva, com quase 700 tripulantes, era o orgulho da frota naval russa no Mar Negro. Foi originalmente construído na era soviética no porto ucraniano de Mykolaiv - a cidade onde as forças ucranianas montaram no mês passado uma defesa vigorosa que impediu o avanço russo em direção a Odesa.

Os ucranianos há muito têm a capacidade de atacar navios russos estacionados perto de suas águas territoriais, mas o Netuno dá às forças de defesa territorial do país um alcance muito maior. O míssil, que é baseado no sistema soviético AS-20 "Kayak" e é semelhante ao míssil Harpoon, construído nos EUA, pode atingir alvos a até 300 km da costa.

Enquanto a Marinha russa posicionou sua frota de forma ameaçadora no Mar Negro nas semanas anteriores à guerra, a Ucrânia correu para preparar defesas e seus militares descreveram o Netuno como uma arma vital sendo adicionada ao seu arsenal.

Não está claro quantos mísseis Netuno a Marinha da Ucrânia possui. Mas se foi um Netuno que atingiu o Moskva, seria uma demonstração da eficácia da arma. Os ucranianos pedem ao Ocidente que entregue armas antinavio sofisticadas desde o início da guerra. O Pentágono estima que a Marinha Russa tenha "algumas dúzias de navios" no Mar Negro e no Mar de Azov, e a Ucrânia teve dificuldade em combater o domínio naval da Rússia.

Concentração no leste

A perda do Moskva seria outro golpe para a campanha vacilante de Vladimir Putin, enquanto se prepara para um novo ataque na região leste de Donbas que provavelmente definirá o resultado do conflito.

As forças russas se retiraram de algumas partes do norte da Ucrânia depois de sofrerem pesadas perdas e não conseguirem tomar a capital Kiev. A Ucrânia e seus aliados ocidentais dizem que Moscou está se redistribuindo para uma nova ofensiva.

"As forças russas estão aumentando suas atividades nas frentes sul e leste, tentando vingar suas derrotas", disse o presidente ucraniano, Volodmir Zelensky, em um discurso em vídeo na noite de quarta-feira (13).

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, disse que a Rússia está concentrando tropas não apenas ao longo da fronteira Rússia-Ucrânia, mas também na região separatista da Transnístria, em Belarus, e da Moldávia. (Estadão Conteúdo, com agências internacionais).