Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Em Kiev, Von der Leyen avança em processo para decidir entrada da Ucrânia na UE

Ela disse que essa etapa costuma se alongar por anos, mas que acredita que, neste caso, vai durar semanas

08 de Abril de 2022 às 14:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente da Ucrânia: ações em Bucha tornam negociações difíceis
Presidente da Ucrânia: ações em Bucha tornam negociações difíceis

Em viagem a Kiev para demonstrar apoio à Ucrânia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, entregou ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky nesta sexta-feira (8), um documento que dá prosseguimento à candidatura do país para entrar na União Europeia (UE).

Durante coletiva de imprensa ao lado de Zelensky, Von der Leyn explicou que o governo ucraniano, agora, deve responder a um questionário com perguntas sobre o processo.

Ela disse que essa etapa costuma se alongar por anos, mas que acredita que, neste caso, vai durar semanas.

Von der Leyen afirmou que, ao longo do tempo, os aliados ocidentais devem apertar as sanções contra a Rússia, para evitar que Moscou encontre maneiras de escapar das punições. "Estou convencida de que a Ucrânia vencerá está guerra", ressaltou.

Pela manhã, Von der Leyen visitou a cidade de Bucha, onde forças russas foram acusadas de terem assassinado civis e cometido crimes de guerra. O Kremlin nega as acusações.

O alto representante da UE para política externa, Josep Borrell, que também esteve na comitiva, disse que espera que a UE forneça mais 500 milhões de euros adicionais aos ucranianos. (Estadão Conteúdo)