Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Ucrânia recupera região de Kiev, devastada pela guerra

03 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pelo menos 160 mil pessoas estão presas nas ruínas de Mariupol.
Pelo menos 160 mil pessoas estão presas nas ruínas de Mariupol. (Crédito: FADEL SENNA / AFP)

A Ucrânia anunciou neste sábado (2) que recuperou o controle de toda a região de Kiev, após quase um mês de ocupação russa, que deixou uma cena apocalíptica e imagens macabras como a de 20 cadáveres espalhados em uma rua de Bucha, a noroeste da capital.

As forças russas, tal como haviam anunciado há alguns dias, reduziram sua presença nas regiões de Kiev e Chernihiv (norte), após fracassarem em sua tentativa de rodear a capital. Agora, as forças russas parecem concentrar seus esforços no leste e no sul, cinco semanas após o início da invasão ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro.

Em Mariupol (sul), a Cruz Vermelha continua seus esforços para organizar a evacuação de dezenas de milhares de pessoas presas naquela cidade, sem comida, água e eletricidade. Mariupol contabiliza pelo menos 5 mil moradores mortos, e 160 mil pessoas presas na cidade em ruínas.

As cidades de “Irpin, Bucha, Gostomel e toda a região de Kiev foram libertadas do invasor”, anunciou o vice-ministro da Defesa ucraniano, Ganna Maliar. A retirada russa do norte permitiu verificar a devastação deixada pela guerra.

Em Bucha, os corpos de pelo menos 20 pessoas em trajes civis foram espalhados em uma única rua da cidade.Os combates e bombardeios deixaram enormes buracos em prédios residenciais e carros destruídos. O prefeito de Bucha, Anatolii Fedoruk, informou que “280 pessoas tiveram que ser enterradas em valas comuns”, pois era impossível fazê-lo em cemitérios, dentro do alcance do bombardeio russo. Segundo a ONU, mais de 4 milhões de refugiados fugiram da Ucrânia desde a invasão e, no total, há mais de 10 milhões de pessoas deslocadas.

Acordo de Paz

As negociações de paz entre as autoridades ucranianas e russas continuaram na sexta-feira por videoconferência, mas o Kremlin advertiu que um ataque ucraniano com helicóptero contra um depósito de combustível na cidade russa de Belgorod afetaria as conversações. Kiev se negou a assumir a autoria do ataque.

Já o principal representante ucraniano nas negociações de paz com a Rússia, David Arakhamia, garantiu neste sábado (2) que Moscou aceitou ‘oralmente’ as principais propostas ucranianas e que Kiev aguarda uma confirmação por escrito.

Em um programa de televisão, o negociador sugeriu que as tentativas para acabar com o conflito avançaram consideravelmente.

Arakhamia afirmou que se um encontro entre o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e o presidente russo, Vladimir Putin, fosse organizado, ‘provavelmente’ aconteceria na Turquia. “Não sabemos a data ou o local, mas achamos que o local provavelmente será Ancara ou Istambul”, disse Arakhamia. (AFP)